O projeto PIBID – Campus João Câmara, foi aprovado pelo edital 02/2009 da CAPES / PIBID, sendo o inicio das atividades no semestre 2010.2.
O projeto conta com a instituição proponente (IFRN – Campus João Câmara) e mais duas públicas escolas devidamente conveniadas ao projeto: Escola Estadual Antônio Gomes e Escola Estadual Francisco de Assis Bittencut, atendo dessa forma cerca de 1200 alunos da rede estadual do Mato Grande.
A equipe participante do projeto é composta por 12 Bolsistas da Licenciatura em Física, com ampliação prevista para 2011.2 de 16 bolsistas, com Bolsas de R$ 400,00. Em cada escola conveniada foi selecionando um Professor Supervisor, que deve atuar no ensino médio (a mais de três anos), pertencer ao quadro efetivo da rede Estadual e desenvolver os projetos junto com os alunos, de forma a supervisionar as atividades e ser o elo de ligação entre o IFRN e a Escola parceira. Cada Professor recebe uma bolsa de R$ 750,00. Além destes há o coordenador do projeto, que permanece a frente de todas as atividades, prestando as informações necessárias a CAPES e a Coordenação Institucional do Projeto. O PIBID deve estar subordinado a uma das Pró-Reitorias da Instituição, e neste caso reporta-se a Pró-reitoria de Ensino.
O projeto conta também com uma verba para aquisição de serviços e matérias de consumo, até agora pouco utilizada.
Dentre as principais atividades do PIBID, destaca-se:
· Caracterização da escola/alunos
· Atendimento e reforço escolar
· Preparação para a Olimpíada Brasileira de Física
· Realização de Oficinas e Mini-cursos
· Construção de experimentos e material didático
· Participação em feiras de ciências, semanas da cultura, jogos internos e demais atividades da escola.
· Publicação dos resultados e participação em eventos/congressos